sexta-feira, 25 de julho de 2025

Curso Erasmus+ "Teaching in the AI Age"

 Um docente dos cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, participou no curso estruturado "Teaching in the AI Age", em Praga, Chéquia, entre 21 de e 25 de julho de 2025. 


O curso teve os seguintes objetivos de aprendizagem:

● Obter uma compreensão equilibrada: compreenda as complexidades da IA, desmistificando mitos e compreendendo as suas aplicações reais na educação, independentemente da sua postura inicial ou nível de especialização.

● Dominar as mudanças de atitude: adquira estratégias para lidar com as mudanças de mentalidade entre educadores e alunos, transformando a hesitação em envolvimento construtivo com as ferramentas de IA.

● Fundamentação ética: compreender as considerações éticas da utilização da IA, incluindo, entre outras, questões relacionadas à privacidade dos dados e ao plágio gerado pela IA.

● Proficiência em ferramentas: obtenha experiência prática com uma seleção de ferramentas de IA focadas em conteúdo textual e visual, preparando-o para fazer escolhas informadas para a sua sala de aula.

● Integração estratégica: Aprender a incorporar a IA de forma perfeita no seu currículo existente para melhorar o envolvimento dos alunos e os resultados de aprendizagem.

● Promover o Pensamento Crítico: Adquirir métodos para utilizar ferramentas de IA para incentivar o pensamento crítico e a aprendizagem independente entre os alunos, eliminando as preocupações com a preguiça intelectual.

● Recursos para a Educação Especial: Compreender como a IA pode oferecer vantagens únicas no âmbito da educação especial e

planos de aprendizagem individualizados.

● Criação de Recursos: Desenvolver as competências para gerar conteúdos educativos assistidos por IA, desde planos de aula a

atividades interativas.

● Lidar com os Desafios da IA: Equipar-se com estratégias para lidar com os desafios éticos e práticos impostos pela IA, incluindo plágio e segurança de dados.

● Desenvolvimento Profissional: Compreender como a IA está a moldar as estratégias educativas a um nível macro, apoiando o desenvolvimento profissional contínuo num campo em rápida evolução.

● Colaboração Intercultural: Interagir com educadores de vários países da UE, enriquecendo a sua experiência de aprendizagem através do intercâmbio cultural e da partilha de melhores práticas.

● Língua e Comunicação: Aprimorar as suas competências de comunicação, alargue o seu vocabulário profissional e contribuir para a diversidade linguística no panorama educativo da UE.





sexta-feira, 4 de julho de 2025

Curso Erasmus+ "Teaching Next Generation Skills-Creating Expert Learners"

Um docente dos cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, participou no curso estruturado   "Teaching Next Generation Skills-Creating Expert Learners", em Praga, Chéquia, entre 31 de junho e 04 de julho. 


Num mundo caracterizado por rápidas mudanças e avanços tecnológicos, torna-se cada vez mais evidente que a educação necessita de evoluir. O foco tradicional na aprendizagem mecânica e nos testes padronizados está a dar lugar a uma abordagem mais holística que prioriza o pensamento crítico, a criatividade e a adaptabilidade. O curso ERASMUS+, "Ensinar Competências da Próxima Geração: Criar Aprendizes Especialistas", dedica-se a equipar os educadores com as metodologias e ferramentas necessárias para formar aprendizes especialistas, prontos para navegar pelas complexidades do século XXI.

Ao longo deste programa abrangente, os participantes exploraram diversas abordagens pedagógicas que promovem a aprendizagem ao longo da vida e o envolvimento crítico com diversas perspetivas. Ao promover uma atmosfera na sala de aula que celebra a diversidade e a inclusão, os educadores podem capacitar os alunos para se tornarem não só recetores passivos de conhecimento, mas também participantes ativos nas suas próprias jornadas de aprendizagem. Este curso convidou os educadores a adotar estratégias de ensino inovadoras e a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como meio de cultivar o pensamento crítico e a criatividade nos seus alunos.


Módulos do Curso

Aprender as Competências da Próxima Geração: Explorar as competências essenciais necessárias para o futuro, incluindo a colaboração, a comunicação, o pensamento crítico e a criatividade. 

Fronteiras do Futuro: O Cenário em Evolução da IA: Aprofundar o papel da inteligência artificial na educação e como os professores podem integrar a tecnologia para melhorar as experiências de aprendizagem, preparando os alunos para um mundo impulsionado pela tecnologia.

Um vislumbre do design universal para a aprendizagem: Aprender estratégias para criar ambientes de aprendizagem inclusivos que atendam às diversas necessidades de todos os alunos, garantindo o acesso equitativo à educação.

A Abordagem PERMA/H: Descubrir o modelo PERMA, que se centra nas Emoções Positivas, Envolvimento, Relações, Significado e Realizações, para além da saúde. Os participantes aprendem como aplicar este modelo para promover o bem-estar e a motivação dos alunos.

Utilizar a Abordagem ao Ar Livre: Envolver a natureza como ferramenta educativa, incorporando estratégias de aprendizagem ao ar livre que incentivem a exploração e a aprendizagem experiencial.

Aprendizagem Híbrida e Aprendizagem Flexível: Examinar os princípios dos ambientes de aprendizagem híbridos e flexíveis que se adaptam às necessidades dos alunos modernos e incorporam a tecnologia de forma eficaz.

Adaptar os Materiais Didáticos às Necessidades das Turmas Diferenciadas:  informações sobre como personalizar planos de aula e recursos para salas de aula diversas, garantindo que todos os alunos possam prosperar.

Consciência da Sustentabilidade – Aprender com a Natureza: Promover a consciência ecológica ensinando os alunos a apreciar e aprender com a natureza, alinhando a educação com práticas sustentáveis.

A Abordagem STEM: Enfatizar a importância da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) na educação moderna, oferecendo aos participantes estratégias práticas para integrar estas disciplinas de formas inovadoras.




domingo, 22 de junho de 2025

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Apresentação Pública Nivel Básico

 Todos pelos Direitos Humanos: uma celebração da cidadania ativa e da aprendizagem ao longo da vida

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre promoveu, no dia 4 de junho de 2025, pelas 19h30, no Auditório Maestro João Vítor Costa (Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos), a Apresentação Pública da atividade integradora dos cursos EFA - B3A e B3B, sob o tema “Todos pelos Direitos Humanos”.

Este evento constituiu o culminar de um percurso formativo assente na valorização da educação ao longo da vida, onde formandos adultos refletem, expressam e partilham aprendizagens com forte incidência nos Direitos Humanos, na igualdade de género, na sustentabilidade ambiental, nos ODS e na inclusão digital. O programa integrou momentos de poesia, música, teatro, vídeo e apresentações multimédia, destacando o papel ativo dos formandos na promoção de uma cidadania consciente e transformadora.

Enquanto escola associada da Rede de Escolas da UNESCO e escola acreditada do Programa ERASMUS+ ADU, a EB 2,3 da Torre reforça, com esta iniciativa, o seu compromisso com os valores universais da paz, da dignidade humana, da cidadania europeia ativa e do desenvolvimento sustentável. Os cursos EFA, dirigidos a adultos, representam uma resposta concreta aos desafios contemporâneos, contribuindo para a construção de comunidades mais justas, participativas e resilientes.