domingo, 4 de dezembro de 2016

Ciclos do açúcar e do vinho e a ligação da Madeira com o mundo

A coordenação dos cursos EFA e o projeto RIFIA agradecem ao Museu A Cidade do Açúcar; à Madeira Wine Company e às Adegas d' Oliveiras toda a disponibilidade e colaboração.











segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Visita de Estudo

No âmbito da temática da Interculturalidade, o Projeto RIFIA juntamente com a Coordenação dos Cursos EFA e as Equipas Pedagógicas organizarão uma visita de estudo dirigida a formandos e formadores dos Cursos EFA. 




quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Erasmus+, KA2 - No Digital Gap

De 14 a 18 de novembro decorreu a 1.º reunião de trabalho do projeto “Digital Gap Threathens Social Inclusion”, em Isernia, Itália.
Nessa reunião foi apresentada a Escola da Torre e o trabalho desenvolvido na escola com aprendentes adultos. Foram também apontados os objetivos do projeto e divididas as tarefas pelas instituições parceiras.

Objetivos:
ü  Reduzir o fosso digital, cultural e geracional aproximando os "nativos digitais" e os adultos num ambiente acolhedor, com ênfase na aprendizagem não-formal;
ü  Promover o conhecimento e um uso responsável e consciente da internet e das novas tecnologias por todos;
ü  Promover a inclusão social, aumentando a utilização da internet, as competências e o uso de serviços on-line por parte de pessoas física e socialmente desfavorecidas;
ü  Promover uma nova atitude para com o mundo do trabalho, criando momentos de encontro para empresas, escolas e indivíduos que dão à luz a projetos inovadores e novas profissões;
ü  Promover a solidariedade entre as gerações.


Mais informações em http://www.nodigitalgap.eu/






quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Projeto KA2 Adultos - Digital Gap Threatens Social Inclusion

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre e a Instituição Italiana CPIA Centro Provinciale Instuzione Adulti, de Isernia, ligada à fomação de adultos, trabalharão em conjunto numa parceria estratégica no âmbito do Projeto Erasmus +, acção-chave 2. O projeto é denominado “Digital Gap Threathens Social Inclusion”. Envolve outros parceiros Italianos e instituições de outros países europeus. 

Está a decorrer a 1.º Reunião de trabalho em Isernia, Itália.  

Project meeting Erasmus + KA2 Adults









sábado, 12 de novembro de 2016

Visita de estudo - Património de Câmara de Lobos



Formandos dos cursos EFA da EBTorre visitaram os principais monumentos de Câmara de Lobos.
A Coordenação dos cursos EFA agradece ao Frei Nélio Mendonça toda a disponibilidade e colaboração.





Projeto RIFIA (Erasmus+ KA1) - Mobilidade Grécia

O projeto RIFIA (KA1 - Erasmus+) proporcionou uma acção de mobilidade entre 31 de outubro e 04 de novembro de 2016 a 3 docentes da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre. Os docentes frequentaram o curso estruturado "Intercultural Competences" com a entidade formadora IDEC, em Piraeus, na Grécia. 

O curso abordou temas como a cultura e os estereótipos, direitos humanos, migrações, aprendizagem intercultural e as competências do formador intercultural, comunicação e resolução de conflitos. 

Uma das atividades mais marcantes foi uma visita à "2nd Highschool of Intercultural Education of Hellinikon" associada das Escolas da Unesco. Esta escola recebe expatriados e refugiados e está na primeira linha no processo inicial de integração. Nesta escola os participantes tiveram oportunidade de ouvir e conversar com jovens refugiados do Afeganistão e da Síria. 

O projeto RIFIA em breve tornará públicas as atividades que dinamizará relacionadas com a temática desta mobilidade.










terça-feira, 25 de outubro de 2016

Visita de estudo - Museu de Imprensa da Madeira

Formandos dos cursos EFA visitaram o Museu de Imprensa da Madeira e assistiram à conferência "Câmara de Lobos - 40 anos de Autonomia"
 



quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Projeto RIFIA


                RIFIA - Projeto de Reflexão para a Intervenção na Formação e Integração de  Adultos
ERASMUS Ação Chave 1- Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem
Mobilidade de Pessoal da Educação de Adultos
2015-2017

Duração do Projeto – de 1 de junho de 2015 31 de maio de 2017

Critérios de seleção dos participantes nas Mobilidades internacionais:

1.       Formador  dos cursos de Educação e Formação de Adultos;
2.       Coordenador / Mediador dos Cursos de Formação e  Educação de Adultos;
3.       Elementos do Conselho Executivo;
4.       Membros do Conselho da Comunidade Educativa;
5.       Possuir competência linguista na língua / línguas em que será ministrado o curso;
6.       Disponibilidade, vontade e motivação para participar em atividades de formação fora de Portugal;
7.       Disponibilidade para disseminar dentro e fora da organização os conteúdos do curso frequentado;
8.       Disponibilidade para participar ativamente em todas as atividades do Projeto RIFIA, mesmo depois da sua vigência


 O Coordenador do projeto RIFIA

(Rafael Martins)
29/09/2016

Museu de Imprensa da Madeira

Visita de Estudo ao Museu de Imprensa da Madeira
Cursos EFA da EBTorre (B2, B3A, B3B, B3D e NS3).


Visita de estudo à Exposição: "Mãos que fazem o vinho"

A coordenação dos cursos EFA da EBTorre agradece a disponibilidade e colaboração do fotografo David Francisco, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e dos responsáveis pelo Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.




7.º Festival de Órgão da Madeira.

    7.º Festival de Órgão da Madeira.
    Formandos e formadores dos cursos EFA irão participar mais
    uma vez neste magnifico evento.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Reunião - 2.º ano projeto RIFIA

Conforme convite afixado, haverá hoje uma reunião do projeto RIFIA aberta a todos os interessados, com especial relevância para os colegas ligados à educação e formação de adultos na nossa escola. 


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

RECOLHA DE DADOS 2016-17


Está disponível o questionário para recolha dos dados dos formandos matriculados.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Projeto RIFIA - Sessão de formação

Decorreu mais uma sessão da ação de formação A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA EUROPA: DIFERENTES ABORDAGENS, dinamizada no âmbito do projeto RIFIA (Projeto de Reflexão para a Intervenção na Formação e Integração de Adultos). 

A sessão do dia 4 de julho incidiu na disseminação das aprendizagens realizadas no curso “Flipped Classroom in the Lifelong Learning - supporting trainers and adults- participation to innovative educational course” frequentado na última mobilidade do projeto. 

Além de refletir acerca dos alunos século XXI e do papel atual do professor, os participantes ficaram a conhecer melhor as metodologias educational games, flipped classroom e o método autobiográfico, assim como o contributo que podem ter contra o insucesso e o abandono escolar. 





quarta-feira, 22 de junho de 2016

Projeto RIFIA - divulgação na rádio

No âmbito da entrevista na Antena 1, para o programa Hora 10, sobre a  importância para a comunidade dos Cursos de Educação e Formação de Adultos, o professor José Xavier Dias, coordenador dos cursos EFA, divulgou o trabalho desenvolvido no projeto RIFIA, Erasmus +, ao longo deste ano letivo.

Esse excerto poderá ser ouvido no minuto 39  no seguinte link:






Entrevista Antena 1

Hora 10
A importância para a comunidade dos Cursos de Educação e Formação de Adultos pela voz do professor José Xavier Dias coordenador destes cursos na Escola da Torre, Câmara de Lobos. | 22 Jun, 2016


segunda-feira, 20 de junho de 2016

Projeto RIFIA - Atividade de mobilidade

O projeto RIFIA, KA1 Erasmus+,  participou no curso estruturado Flipped Classroom in the Lifelong Learning - supporting trainers and adults' participation to innovative educational course, em Roma, de 13 a 17 de junho.

Os participantes da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, além de divulgarem o trabalho realizado na nossa escola no âmbito da Educação e Formação de Adultos, refletiram ao longo do curso acerca do papel inovador do professor e ficaram a conhecer o Flipped Classroom ou "sala de aula invertida", jogos educacionais e o método autobiográfico, metodologias divulgadas pela ERIFO, instituição responsável pelo curso, como sendo passíveis de contrariar os fenómenos de abandono e insucesso escolares.