segunda-feira, 24 de outubro de 2022
terça-feira, 18 de outubro de 2022
Ensinar o Holocausto no Século XXI.
Ação de Formação - Ensinar o Holocausto no Século XXI. Formador - Dr. Ricardo Presumido (Vice Presidente da Memoshoá)
quinta-feira, 13 de outubro de 2022
Reunião JAEA (Erasmus+)
Decorreu no dia 12 de outubro uma reunião com os representantes da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, da APEFA e da UAberta, parceiros do projeto JAEA, tendo ficado decidido que serão realizadas mobilidades para dois cursos:
- Digital Media Literacy (cidade e data a confirmar) - no qual irão entre 3 e 5 elementos da Universidade Aberta;
- Teaching (with) socially vulnerable/at risk/endangered groups in (adult) education: who, what, why and how? - Eslovénia entre 10 a 14 de abril.
Caso as 3 instituições não consigam esgotar as 5 modalidades a que cada uma tem direito, será selecionado outro curso, tendo em conta os objetivos do projeto.
Durante o ERASMUSDAYS 2022 serão igualmente apresentadas nas três instituições que integram o projeto JAEA as atividades de disseminação para 2022-23, com destaque para a realização de webinars sobre a literacia digital; uma ação de formação para docentes; workshops; palestras sobre a interculturalidade e a diversidade cultural; divulgação do site do projeto e publicação de artigos.
ERASMUSDAYS na EBTorre-Cursos EFA
Os cursos EFA Educação e Formação de Adultos) da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Torre-Câmara de Lobos, aderiram mais uma vez ao “ERASMUSDAYS”, que decorre entre 13 e 15 de outubro de 2022.
O “ERASMUSDAYS” é uma iniciativa europeia destinada a promover o Programa ERASMUS+ em todo o mundo e dar visibilidade às atividades organizadas pelos beneficiários do programa. Durante três dias decorrem celebrações diversas, partilhas de experiências , promoção e valorização dos benefícios que a Europa oferece através do programa ERASMUS+, numa verdadeira dinâmica à escala europeia.
Os cursos EFA da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre ao longos dos últimos 10 anos tem participado em inúmeros projetos no âmbito da Educação de Adultos e da Aprendizagem ao Longos da Vida.
Atualmente, estão coordenar um projeto Erasmus + Adultos, Ação Chave 1 em consórcio com a APEFA (Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos) e a Universidade Aberta, intitulado JAEA (Juntos Ajudamos, Ensinamos e Aprendemos). Com este projeto as instituições envolvidas pretendem possibilitar formação aos seus membros (formadores, mediadores, coordenadores, membros de cargos de direção ou direção intermédia e responsáveis por projetos) e pretende igualmente contribuir para a aquisição de competências na áreas das tecnologias da comunicação e informação, da cidadania e da interculturalidade para poder intervir de forma mais ativa na sociedade, principalmente em públicos adultos em situação desfavorável.
Durante os dias 13 e 15 de outubro serão dinamizadas várias atividades na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, com destaque para reuniões com os coordenadores do projeto em cada instituição parceira; sessões de esclarecimento; exposições; palestras para alunos do 3.º ciclos e Ensino Secundário; uma ação de formação para professores sobre o Holocausto; apresentação de testemunhos de beneficiários do programa ERASMUS+, entre outras atividades.
Durante o ERASMUSDAYS 2022 serão igualmente apresentadas nas três instituições que integram o projeto JAEA as atividades de disseminação para 2022-23, com destaque para a realização de webinars sobre a literacia digital; uma ação de formação para docentes; workshops; palestras sobre a interculturalidade e a diversidade cultural; divulgação do site do projeto e publicação de artigos.
terça-feira, 11 de outubro de 2022
segunda-feira, 10 de outubro de 2022
Ação de Formação - Ensinar o Holocausto no Século XXI
https://forms.gle/tfP3HZmgAqUhquL19
segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Visualização da Peça "As Pupilas do Senhor Reitor"
As Pupilas do Senhor Reitor
Sinopse:
As Pupilas do Senhor Reitor, foi publicada em 1866 sob o formato de folhetins no
Jornal do Porto, e compilada em romance em 1867, tem como pano de fundo a vida
rural tão caraterística da obra de Júlio Dinis. O título alude a Margarida e Clara, as duas
personagens femininas centrais da obra, meias-irmãs, órfãs de pai, com
personalidades muito diferentes. Após a morte da mãe foram adotadas pelo Reitor.
A intriga centra-se em Daniel e Pedro, filhos de José das Dornas. Em jovem Daniel
renuncia à carreira eclesiástica por amor a Margarida. Mais tarde, depois de
ultrapassar esse amor de infância, Daniel regressa à aldeia já formado em Medicina. Aí
interessa-se por Clara, que está noiva de Pedro. Mas como Margarida ainda não
esqueceu o Daniel, todos estes desencontros vão desencadear choques e situações
imprevistas na vida das duas irmãs e por arrasto, na respetiva aldeia.