quarta-feira, 30 de março de 2022

"Innovative Adult Education: Theories and Practices" (Larissa, 14 a 18/03) Projeto CIA- Erasmus+

De 14 a 18 de março decorreu, na cidade grega de Larissa, o curso "Innovative Adult Education: Theories and Practices" (Educação de Adultos Inovadora: Teorias e Práticas) que contou com a presença e participação de três professores da nossa escola que têm, ao longo destes anos, colaborado com os cursos EFA: professores Helena Loureiro, Joaquim Santos e Isabel Cardoso.  Este curso foi orientado pelo professor Konstantinos Oikonomou, docente de uma escola de “Segunda Oportunidade” daquela cidade da Tessália.

O principal objetivo do curso foi permitir aos participantes contactarem e conhecerem as mais recentes abordagens e perspetivas nesta área específica que é a Educação de Adultos. Da reflexão sobre os fins e as políticas diversas em matéria de Educação de Adultos, bem como a abordagem dos fundamentos de alguns dos seus principais e mais recentes pensadores como Lindemann, Knowles, Brookfield e Paulo Freire sustentaram a importância do desenvolvimento, junto do público-alvo desta modalidade educativa, das ferramentas do pensamento crítico.

Os participantes do curso tiveram a grata oportunidade de contactar diretamente com a realidade grega visitando e dialogando com professores e estudantes de diversas escolas de “Segunda Oportunidade” e de formação profissional de nível secundário públicas e privadas nas cidades de Larissa e Trikala.

A participação neste curso, pelos três docentes da nossa escola, foi possível graças ao programa Eramus+, projeto KA104 - Combater a Iliteracia nos Adultos. 




Sem comentários:

Enviar um comentário