sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Erasmus+ Job shadowing Eslováquia


Decorreu de 05 a 09 de fevereiro de 2024, uma mobilidade de pessoal docente da Escola da Torre para acompanhamento no local de trabalho (job shadowing) em Bratislava, Eslováquia.

A instituição acolhedora foi a AIVD – Association of Adult Education Institutions in the Slovak Republic, tendo os participantes sido acompanhado pelo Dr. Klaudius Silhar, doutorado na área de sistemas de segurança de qualidade na educação de adultos.

A AIVD foi fundada em 1991, não é financiada pelo estado, estando o seu financiamento dependente dos projetos que desenvolve. Está neste momento envolvida na consultadoria para elaboração de novas politicas e projetos de lei relacionadas com “Individual Learning Accounts” (contas individuais de aprendizagem). Com este projeto os adultos teriam uma conta individual onde receberiam as verbas para escolher os percursos formativos que desejassem no âmbito das competências relacionadas com o trabalho, mas também relacionadas com seus interesses pessoais (hobbies etc…). As questões de regulação desta última parte estão a atrasar a implementação da lei. A ideia de “Individual Learning Accounts” nasceu no Reino Unido (sir Alan Tuckett). O maior problema deste projeto são as fraudes. Em experiências piloto foram descobertas irregularidades como acordos de divisão da verba entre aprendentes e empresas privadas. A nível Europeu, a França é líder na implementação das “Individual Learning Accounts”, sendo que o processo está a ser monitorizado por toda a Europa. Em alguns países está limitado a cursos na área digital. Trata-se de um projeto piloto estando os governos a analisar e a decidir ou não a sua implementação. Na Eslováquia haverá um programa piloto com cinco mil adultos.




Os docentes participantes nesta mobilidade job shadowing participaram em diversas atividades que foram ao encontro dos seguintes objetivos:

1.    Conhecimento acerca da Educação de adultos e o sistema educativo na Eslováquia;

2.    Conhecimento sobre o papel da AIVD no desenvolvimento de competências culturais e sociais de cidadãos adultos;

3.    Aprender acerca dos programas desenvolvidos na Eslováquia para a integração de cidadãos adultos em geral, migrantes e pessoas com deficiência em particular;

4.    Conhecimento sobre metodologias de Ensino das Línguas para aprendentes adultos;

5.    Troca de experiências e boas práticas Erasmus +;

6.    Consciencialização acerca da expressão cultural Eslovaca. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário