Decorreu de 05 a 09 de fevereiro de 2024, uma mobilidade de pessoal docente da Escola da Torre para acompanhamento no local de trabalho (job shadowing) em Bratislava, Eslováquia.
A instituição
acolhedora foi a AIVD – Association of Adult Education Institutions in the
Slovak Republic, tendo os participantes sido acompanhado pelo Dr. Klaudius
Silhar, doutorado na área de sistemas de segurança de qualidade na educação de
adultos.
A AIVD foi fundada
em 1991, não é financiada pelo estado, estando o seu financiamento dependente
dos projetos que desenvolve. Está neste momento envolvida na consultadoria para
elaboração de novas politicas e projetos de lei relacionadas com “Individual
Learning Accounts” (contas individuais de aprendizagem). Com este projeto os
adultos teriam uma conta individual onde receberiam as verbas para escolher os
percursos formativos que desejassem no âmbito das competências relacionadas com
o trabalho, mas também relacionadas com seus interesses pessoais (hobbies etc…).
As questões de regulação desta última parte estão a atrasar a implementação da
lei. A ideia de “Individual Learning Accounts” nasceu no Reino Unido (sir Alan
Tuckett). O maior problema
deste projeto são as fraudes. Em experiências piloto foram descobertas
irregularidades como acordos de divisão da verba entre aprendentes e empresas
privadas. A nível Europeu, a França é líder na implementação das “Individual
Learning Accounts”, sendo que o processo está a ser monitorizado por toda a
Europa. Em alguns países está limitado a cursos na área digital. Trata-se de um
projeto piloto estando os governos a analisar e a decidir ou não a sua
implementação. Na Eslováquia haverá um programa piloto com cinco mil adultos.
Os docentes participantes nesta mobilidade job
shadowing participaram em diversas atividades que foram ao encontro dos
seguintes objetivos:
1. Conhecimento acerca da Educação
de adultos e o sistema educativo na Eslováquia;
2. Conhecimento sobre o papel da AIVD
no desenvolvimento de competências culturais e sociais de cidadãos adultos;
3. Aprender acerca dos programas
desenvolvidos na Eslováquia para a integração de cidadãos adultos em geral,
migrantes e pessoas com deficiência em particular;
4. Conhecimento sobre metodologias
de Ensino das Línguas para aprendentes adultos;
5. Troca de experiências e boas
práticas Erasmus +;
6.
Consciencialização
acerca da expressão cultural Eslovaca.
Sem comentários:
Enviar um comentário