quarta-feira, 4 de maio de 2022

Projeto CIA - Mobilidade Job Shadowing , PonteVedra (Espanha)

 Esta mobilidade decorreu entre os dias 19 a 23 de Abril, do presente ano, em Espanha, na cidade de PonteVedra, ao abrigo do projeto Erasmus+ Combater a Iliteracia dos Adultos (CIA), tendo desenvolvido uma experiência de “Job Shadowing” a três docentes dos cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola EB23 da Torre.

 A semana de observação decorreu na Escola/Instituto EPAPU Rio Lerez, em PonteVedra, Espanha, tendo sido desenvolvidos contatos com diversos atores/agentes da Educação, desde professores, alunos, membros da direção,  o diretor de estudos, funcionários da secretaria e biblioteca.

O balanço que se faz desta iniciativa, é extremamente positivo, tendo sido reunidos um conjunto de informações e experiências para futura disseminação na comunidade escolar.

Este Instituto é uma escola pública e encontra-se sob a alçada da Junta da Galiza, que preconiza as políticas educativas regionais a adotar nesta província. Tem à volta de 700 alunos, distribuídos pelos turnos da manhã e da tarde, é multicultural,  tendo alunos de várias nacionalidades e credos religiosos.

Nesta experiência foram abordados várias questões relacionadas com a literacia dos adultos, as questões do emprego e da formação profissional. Partilhou-se  informação, acerca do sistema educativo em Espanha e Portugal . Assistiu-se a palestras sobre formação profissional em Pontevedra; a aulas de castelhano e galego para estrangeiros; Palestra sobre  formação profissional e sobre o Ensino Dual e o Plano Mentor (Formação acreditada – para pessoal docente e não docente). 

Promoveram-se momentos  de convívio entre os professores da escola em Pontevedra e  nós; Usufruiu-se de momentos culturais dentro do espaço escolar e pela cidade de Pontevedra ( Museus, gastronomia, espaços de educação, Igrejas históricas, bem como espaços culturais pela cidade de PonteVedra).








Sem comentários:

Enviar um comentário