quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Bob Marley: One Love - Semana das Línguas

Formandos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos e alunos do 8.º ano assistiram ao filme "Bob Marley: One Love" no Cineplace Madeira Shopping. 

A atividade integra a Semana das Línguas na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre e teve os seguintes objetivos: comemorar a Semana das Línguas; ver um filme biográfico sobre Bob Marley; contactar com o legado musical do cantor jamaicano; promover a dimensão intercultural dos alunos/formandos.





terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Conferência: 25 de abril - o que mudou na Madeira?

 Formandos dos cursos EFA da EBTorre participaram numa conferência - "25 de abril: o que mudou na Madeira?", proferida por Bernardo Martins.








quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Preparação da Mobilidade de Aprendentes

 Após o processo de candidatura e seleção dos candidatos, estão a ser realizadas diversas reuniões com os aprendentes selecionados para a participação na mobilidade que decorrerá de onze a dezasseis de março de 2024, em Arucas, Gran-Canária. É fruto de uma parceria com o Centro de Educación de Personas Adultas (CEPA) Fernando Marrero Pulido/Arucas-Firgas em Gran-Canária. Esta mobilidade vai funcionar como uma visita de estudo, com diversas atividades de aprendizagem. 

Atividades de preparação estão a ser desenvolvidas com os aprendentes adultos, nomeadamente nas sessões de Língua Estrangeira - Inglês (CLC_LE). Os formandos foram para a sala de informática e estiveram a analisar um Paddlet enviado por formandos do Centro de Educación de Personas Adultas “Fernando Marrero Pulido” Arucas-Firgas nas Canárias com monumentos e atrações de Gran Canária. Os formandos interagiram deixando comentários em Inglês e publicaram imagens e textos sobre atrações equivalentes na ilha da Madeira. Por último, os formandos que participarão na mobilidade Erasmus+ realizaram uma apresentação PowerPoint sobre personalidades famosas da Madeira e Portugal.







Canarias - Madeira interação entre formandos no Paddlet

Interação através do Paddlet 

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Erasmus + Job shadowing Eslováquia - Visita a Instituições ligadas à Educação de adultos

Decorreu de 05 a 09 de fevereiro de 2024, uma mobilidade de pessoal docente da Escola da Torre para acompanhamento no local de trabalho (job shadowing) em Bratislava, Eslováquia com a  AIVD – Association of Adult Education Institutions in the Slovak Republic.  No âmbito dos objetivos propostos, foram realizadas visitas às seguintes instituições:

·      National centre for culture and further education - É uma organização fundada pelo estado sob a alçada do Ministério da Cultura Eslovaco. As suas atividades principais envolvem: educação ao longo da vida (profissional cívica e artística); atividade de consultadoria, agindo como peritos para atividades culturais e educacionais; apoio à arte amadora (teatro, filme, folclore, fotografia, música, literatura, cantos corais…); digitalização, publicação, pesquisa, documentação e apresentação da herança cultural da Eslováquia; catalogação e arquivo. 

 





·      The Bridge - Escola privada de Línguas, presencial, mas maioritariamente online. Professores podem ser locais e estrangeiros, abrangendo aprendentes de Bratislava ou locais mais remotos. Criteriosa seleção de docentes para o ensino à distância.

·      Kogneo - dedicada ao ensino de maiores de 55 anos nas áreas das línguas, ioga, educação financeira, competências digitais e treino da memória. Ofertas formativas de curta duração (semanas), pagas normalmente pelos participantes ou oferecidas por familiares.    








·      AI NOVA - Academia Istropolitana Nova – ligada à herança cultural, assuntos europeus e programas de ensino das línguas. Trata-se de uma ONG que oferece serviços de desenvolvimento institucional e aconselhamento nas áreas dos assuntos europeus, políticas, desenvolvimento sustentável local e regional; desenvolvimento social, cívico e cultural. Promove a cooperação europeia, mas preservando a cultura, herança e identidade locais. Coordena e participa em diversos projetos europeus nestas áreas. Tentam influenciar mais políticas locais no âmbito da educação de adultos.





·       SIOV - Statny institut odborneho vzdelavania – É uma instituição pública sob o ministério da educação. Têm responsabilidades nas áreas VET e Educação de Adultos na implementação das políticas do ministério. Estão a ser preparadas novas políticas para a educação de adultos e reconhecimento de competências mas ainda não foram aprovadas. Há uma proposta de lei que deve abrir portas para a qualificação individual – Individual Learning Accounts.










sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Erasmus+ Job shadowing Eslováquia


Decorreu de 05 a 09 de fevereiro de 2024, uma mobilidade de pessoal docente da Escola da Torre para acompanhamento no local de trabalho (job shadowing) em Bratislava, Eslováquia.

A instituição acolhedora foi a AIVD – Association of Adult Education Institutions in the Slovak Republic, tendo os participantes sido acompanhado pelo Dr. Klaudius Silhar, doutorado na área de sistemas de segurança de qualidade na educação de adultos.

A AIVD foi fundada em 1991, não é financiada pelo estado, estando o seu financiamento dependente dos projetos que desenvolve. Está neste momento envolvida na consultadoria para elaboração de novas politicas e projetos de lei relacionadas com “Individual Learning Accounts” (contas individuais de aprendizagem). Com este projeto os adultos teriam uma conta individual onde receberiam as verbas para escolher os percursos formativos que desejassem no âmbito das competências relacionadas com o trabalho, mas também relacionadas com seus interesses pessoais (hobbies etc…). As questões de regulação desta última parte estão a atrasar a implementação da lei. A ideia de “Individual Learning Accounts” nasceu no Reino Unido (sir Alan Tuckett). O maior problema deste projeto são as fraudes. Em experiências piloto foram descobertas irregularidades como acordos de divisão da verba entre aprendentes e empresas privadas. A nível Europeu, a França é líder na implementação das “Individual Learning Accounts”, sendo que o processo está a ser monitorizado por toda a Europa. Em alguns países está limitado a cursos na área digital. Trata-se de um projeto piloto estando os governos a analisar e a decidir ou não a sua implementação. Na Eslováquia haverá um programa piloto com cinco mil adultos.




Os docentes participantes nesta mobilidade job shadowing participaram em diversas atividades que foram ao encontro dos seguintes objetivos:

1.    Conhecimento acerca da Educação de adultos e o sistema educativo na Eslováquia;

2.    Conhecimento sobre o papel da AIVD no desenvolvimento de competências culturais e sociais de cidadãos adultos;

3.    Aprender acerca dos programas desenvolvidos na Eslováquia para a integração de cidadãos adultos em geral, migrantes e pessoas com deficiência em particular;

4.    Conhecimento sobre metodologias de Ensino das Línguas para aprendentes adultos;

5.    Troca de experiências e boas práticas Erasmus +;

6.    Consciencialização acerca da expressão cultural Eslovaca.