terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Celebração Natalícia dos Cursos EFA/PLA

 Celebração Natalícia dos Cursos EFA/PLA

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos é palco de múltiplos eventos que visam celebrar a quadra natalícia, com destaque para os inúmeros presépios contruídos pelos alunos, professores e pessoal não docentes, a realização de uma  missa do parto, entre outras atividades. Os formandos e formadores dos Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos)/PLA (Português Língua de Acolhimento) também se aliaram a estas comemorações que unem  tradição, criatividade e espírito natalício. 
Assim, os formandos e formadores dos Cursos EFA  / PLA realizaram uma série de atividades que trouxeram o verdadeiro espírito natalício à Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos. Assim, no dia 13 de dezembro decorreu a Ceia de Natal que se destacou pela diversidade cultural e pela partilha de costumes natalícios de diferentes regiões e países. Um dos pontos altos foi a exposição de comidas típicas de Natal, onde se puderam saborear delícias da Madeira, do Continente e de vários outros países, oferecidas e confecionadas pelos formandos, formadores e pela equipa da cozinha. Desde o bolo de mel, os licores e as broas até iguarias internacionais, foi possível viajar pelos sabores natalícios sem sair da escola. 
Além da gastronomia, os formandos, formadores e pessoal não docente contribuíram para a decoração de espaços com enfeites e ornamentos que refletiam a diversidade cultural. A música esteve sempre presente, criando um ambiente acolhedor e animado, onde os formandos dos diferentes grupos em conjunto entoaram vários cânticos natalícios. Os sorteios de cabazes natalícios trouxeram ainda mais entusiasmo e momentos de alegria. 
Estes eventos são um exemplo inspirador de colaboração e valorização das diferentes culturas e tradições, reforçando os laços entre a comunidade escolar e celebrando o verdadeiro espírito do Natal: a partilha e a união.
Aproveitamos para desejar um feliz Natal a todos.










terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Dia Internacional dos Direitos Humanos

 Dia Internacional dos Direitos Humanos: Um Compromisso para Nunca Esquecer

No dia 10 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma data que nos convida a refletir sobre a importância de proteger e promover os direitos fundamentais de todas as pessoas. Esta efeméride foi instituída em 1948, com a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU e destaca a importância da igualdade, liberdade e dignidade como pilares de uma sociedade justa e solidária.

No cenário global atual, observa-se um aumento preocupante de conflitos armados, crises humanitárias e violações dos direitos básicos. Milhões de pessoas são forçadas a deixar as suas casas devido a guerras, perseguições políticas ou alterações climáticas, destacando-se a importância de se reafirmar o direito à vida, à segurança e à dignidade humana. Além disso, discursos de ódio e de intolerância continuam a ameaçar as conquistas obtidas em termos de liberdade, diversidade e igualdade.

Nesse contexto, a educação emerge como um pilar fundamental para a promoção dos direitos humanos. Escolas e comunidades educativas ao redor do mundo têm o poder de moldar as futuras gerações para que elas sejam agentes de mudança. A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, por exemplo, com o Projeto Para Nunca Esquecer, que tem como objetivo manter viva a memória do Holocausto e a participação em redes como a Rede de Escolas Associadas da UNESCO e a Rede de Escolas de Educação Intercultural, é um exemplo de como educar para a memória histórica e para a cidadania global. De destacar ainda que no presente ano letivo a temática dos direitos humanos será trabalhada de forma interdisciplinar pelo departamento de CHS e pelos cursos EFA /PLA, através de um conjunto alargados de eventos que irão decorrer ao longo do ano e que presentem envolver toda a comunidade educativa.

Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, convidamos toda a comunidade educativa a refletir sobre como cada um pode contribuir para um mundo melhor onde os direitos humanos sejam plenamente respeitados. A construção de um futuro mais justo e igualitário é uma tarefa que exige o envolvimento de todos, tanto em nível local quanto global.




Lançamento do livro da quarta edição do Prémio literário João Augusto d´ Ornelas.

 Lançamento do livro da quarta edição do Prémio literário João Augusto d´ Ornelas.

Numa tarde chuvosa pelas vinte e trinta do dia catorze de novembro de dois mil e vinte e quatro, os formandos dos cursos EFA B3A e B3B, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos foram convidados para o lançamento do livro com os três contos vencedores da quarta edição do Prémio literário João Augusto d´ Ornelas.

Cada um dos autores apresentou um resumo do respetivo conto e referiram como surgiu a ideia e como escreveram a sua História.

O conto “As ilha” de Ana Paula Pinto foi o conto vencedor. Neste conto a autora baseou-se em cartas familiares para escrever o enredo da sua história.

Os contos “O lagar encantado” de Rui Gomes e a “A camioneta para a ponta do pargo”, de Nicolau Gouveia tiveram ambos uma menção honrosa.

Rui Gomes, referiu que tinha na gaveta dois contos guardados há dez anos e como não tinha vinte páginas resolveu unir os dois contos e finalizar o resto dos mesmos. Por sua vez, Nicolau Gouveia inspirou-se numa viagem de camioneta para a Ponta do Pargo, para escrever o seu conto.

Os alunos do B3A e B3B foram presenteada com o livro e com os autógrafos de cada autor.

Aluno: Hugo Marco Rocha Da Silva, Élvio Teixeira De Sá Gonçalves e Maria Luísa Gonçalves Santos





Visita à Feira das Vontades

 Visita à Feira das Vontades

No dia 14 de novembro de 2024 os formandos do grupo B3A dos Cursos EFA da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre visitaram a 19º Feira das Vontades, organizada pela Associação Casa do Voluntário e a mesma decorreu na Placa Central, na cidade do Funchal. O grande objetivo desta iniciativa foi o de celebrar o Dia Internacional do Voluntariado e apresentar o trabalho realizado pelas instituições presentes junto do público, assim como partilhar experiências, trocar informação e incentivar a prática do VOLUNTARIADO enquanto expressão de cidadania ativa.

Neste evento havia vários stands de diferentes associações e instituições de solidariedade social, com produtos alimentares, bebidas tradicionais madeirenses e artigos manufaturados. Além da apresentação do trabalho realizado por cada uma das instituições presentes, também era possível adquirirmos alguns produtos e desta forma contribuirmos para ajudar os mais necessitados.

Esta visita inseriu-se na nossa Atividade Integradora relacionada com o Direitos Humanos e com ela aprendemos a ser mais solidários, mais participativos e mais intervenientes.

Formados: Lisandra Freitas, Maria do Carmo e Aurélio Dos Santos.







quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Erasmus+ Job shadowing

 ERASMUS+ KA121 ADULTOS 

Formadores dos Cursos EFA da EBTorre participam numa mobilidade de Jobshadowing em Spokje - República da Macedónia do Norte, na ASSOCIAÇÃO Qendra Racio 

Visita ao INFOTECH CENTER , instituição que promove cursos de literacia digital e informática para jovens e adultos.








Erasmus + Job shadowing

 ERASMUS+ KA121 ADULTOS 

Formadores dos Cursos EFA da EBTorre participam numa mobilidade de Jobshadowing em Spokje - República da Macedónia do Norte, na ASSOCIAÇÃO RACCIO Qendra Racio .

Visita à  Escola Profissional de Eletrótecnia Mecanotecnia   - 8 de setembto (EMUC 8 September)









9º edição do “Madeira Mandolin Festival

Os formandos dos cursos EFA B3A e B3B, da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre, assistiram à 9º edição do “Madeira Mandolin Festival”, que se realizou no Teatro Municipal Baltazar Dias.

O concerto ao qual assistiram ocorreu no dia 15 de novembro pelas 20H00. O mesmo durou cerca de 1 hora e teve como principal atração o músico Marcin Dylla da Polónia. O instrumento tocado foi a guitarra clássica e o músico apresentou um reportório no estilo barroco, clássico e de música popular espanhola. A maneira única de tocar fez com que o músico se destacasse o que, consequentemente, levou a plateia a sentir a música no mais profundo do seu íntimo. Quem assistia, ficava com a sensação de que a guitarra não apenas transmitia um som melódico, mas também, a sua melodia interligava-se, parecendo com que as notas dançassem entre si. Como efeito, o grupo de formandos saiu de lá fascinado e deslumbrado com tanto encanto musical.

Marcin Dylla preencheu os corações de todos os formandos e com certeza de todos os espectadores com a sua música encantadora e, em alguns momentos, peculiar para os ouvintes. Pode-se dizer que esta experiência foi inesquecível e produtiva em termos de entendimento da cultura artística musical.

Delta Santos

Maria Silva







segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Erasmus+ Job shadowing: Web per Tutti - Itália

Dois docentes dos Cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, realizaram uma mobilidade de acompanhamento no local de trabalho (job shadowing) na instituição Italiana Web per Tutti - Sulmona. 

Foi seguido o programa de aprendizagem acordado pelas duas instituições e todos os objetivos foram cumpridos. 







terça-feira, 19 de novembro de 2024

Lançamento do processo de seleção para Mobilidade de Grupo de Aprendentes Adultos

 Desde 2021 a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre possui acreditação ERASMUS + 2021-2027. A Acreditação Erasmus+ é uma ferramenta para as organizações se abrirem ao intercâmbio e à cooperação transfronteiriços. A atribuição da acreditação Erasmus confirma que o requerente criou um plano para realizar atividades de mobilidade de elevada qualidade no âmbito de um esforço mais vasto de desenvolvimento da sua organização.

Neste âmbito será realizada uma mobilidade de gurpo de aprendentes adultos (10 formandos dos Cursos EFA) ao centro de educación de personas adultas CEPA- D. Juan I (Alcalá de Henares – Espanha), onde decorrerão diversas atividades em conjunto com os formandos da instituição e acolhimento.

A mobilidade decorrerá em Alcalá de Henares – Espanha, de 24 a 28 de março de 2025.

Foi realizada uma reunião no dia 19 de novembro para dar início ao processo de seleção dos dos interessados. 


Requisitos:
 1-Estar matriculado até dia 19 de novembro de 2024, nos cursos EFA / PLA em 2024/25, com a exceção da tipologia C dos Níveis Básico e Secundário. 
 2- Ser maior de idade até dia 19 de novembro de 2024. 
 3- Ter passaporte, cartão de cidadão ou título de residência válido.
 4-Ter assiduidade de pelo menos 90%, até ao fim do prazo estipulado para a inscrição. 
 5- Assinar as diferentes declarações de honra.
 6- Domínio da Língua Inglesa ou frequência de Unidades de Competências de Língua Inglesa.
 7- Apresentar um vídeo autobiográfico em língua portuguesa e inglesa com duração máxima de 2mn. 8- Elaborar uma carta de motivação (A4 com letra Areal 12 e máximo de 1 página, em formato PDF) em língua portuguesa onde explique qual o impacto que a mobilidade terá na sua vida e como a sua inclusão no grupo em que irá viajar enriquecerá a experiência de todos. 
 9-Entrega de uma Cópia do Passaporte / Cartão de Cidadão / Título de Residência. 
 10- Ter participado ativamente nas atividades promovidas pelos projetos ERASMUS+. 
 11- Participar em todas as reuniões de lançamento do processo de seleção de candidatos para a mobilidade e posteriormente reuniões de preparação da Mobilidade. 
 12- Os formandos que já participaram em mobilidades ERASMUS + só poderão candidatar-se novamente caso tenham cumpridos os seguintes requisitos (a preencher documento em anexo): 
 - Ter participado ativamente nas atividades durante a mobilidade realizada em março de 2024; 
- Ter tido um comportamento exemplar durante a mobilidade realizada em março de 2024; 
 - Ter participado ativamente nas atividades de disseminação e divulgação da Mobilidade de março de 2024.