quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

“Chá literário” – Leitura de Os Contos de Embarcar de Lília Mata pelos Formandos do Curso EFA B3 B

No dia 1 de Fevereiro pelas 19:30 no Bar dos Alunos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre realizou-se um “Chá Literário”. Este surgiu por iniciativa quer dos Formandos dos Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) da turma B3 B (3.º Ciclo) quer da Formadora de Linguagem e Comunicação.
Foi num ambiente confortável: chá quentinho de erva “caninha”, broas e bolo de mel, que docemente perfumado o texto ganhou vida na voz de cada Formando: uns, os rapazes, com tom agudo e sonante contrastavam com a brandura de uma ou outra colega - não, não houve disputa de géneros! Mas sim partilha!
A cada parágrafo, havia um sorriso, por vezes uma gargalhada envolta na recordação de passagens vividas ou conhecidas: a ida para a Venezuela; o noivo que manda dinheiro para a máquina de costura; o cordão de oiro…
E, e aquelas palavras que actualmente raramente ouvimos? Regionalismos que a todos embevecem! “Há tanto tempo que não ouvia dizer esta palavra!” E, aos mais novos, seguia-se logo que nem no “Consílio dos Deuses” em Os Lusíadas explicações e exemplos do seu significado.
Ficou o desejo de se repetir… a leitura é um mar em que todos podemos “embarcar”!

A Turma dos Cursos EFA B3 B

Sem comentários:

Enviar um comentário