sábado, 5 de fevereiro de 2011

Resumo da Apresentação Pública - Formandos B3B

Na passada Segunda-feira, dia 31 de Janeiro de 2011, no Auditório da Casa da Cultura de Câmara de Lobos, realizou-se a Apresentação Pública da Turma B3 B dos Cursos EFA subordinada ao tema: “Património Histórico, Cultural e Natural de Câmara de Lobos”.
Na Sessão de Abertura o Senhor Secretário da Educação e Cultura, Dr. Francisco Fernandes, agradeceu o convite que lhe foi endereçado pela turma e assinalou a importância da Formação de Adultos, nomeadamente destes Cursos que dão a oportunidade de certificação, num mundo global, cada vez mais exigente, em que as habilitações são primordiais para o mercado de trabalho. Deixou, igualmente, o repto para a progressão de estudos e um possível ingresso numa Universidade. A Presidente do Conselho Executivo da Escola 2/3 da Torre, Dr.ª Zulay Freitas além de exultar a iniciativa, referiu que desde o ano lectivo transacto a Escola aposta neste tipo de Formação. Mencionou que neste ano a Escola dispõe de uma turma de B2 (nível 2.º Ciclo); duas turmas de B3 (nível 3.º Ciclo - uma de iniciação e outra de conclusão) e uma turma de Nível Secundário.
Seguiu-se a Apresentação em que foi notório o empenho e dedicação de todos os Formandos e Formandas da turma que a organizaram, com a orientação do Coordenador, Professor Xavier Dias e de toda a Equipa Pedagógica. Nesta houve a exposição de um Power Point sobre o Património Histórico, Cultural e Natural de Câmara de Lobos realizado pelos Formandos, assim como a apresentação de algumas actividades realizadas por estes ao longo do primeiro trimestre de aulas. A salientar que algumas destas foram realizadas fora do horário lectivo. Destas, podemos destacar a “Caminhada pela Levada do Norte entre o Garachico e o Moledo dos Gatos”; participação em conferências; ida ao Teatro Municipal Baltazar Dias para a visualização da Peça “Dom Duardos”; organização eanimação de uma “Missa do Parto” na Paróquia da Encarnação, no sítio do Covão; “Cantar dos Reis e visita aos Presépios dos Formandos”, entre outras.
Após a Apresentação dos Formandos, houve duas Conferências, que vieram enriquecer os conhecimentos sobre a temática abordada. Estas foram proferidas pelos Oradores convidados: Dr. João Henrique Silva, Director Regional dos Assuntos Culturais que abordou a questão da Defesa e Preservação do Património Histórico e Cultural e do Mestre João Lemos, da Associação de Investigação Científica do Atlântico que falou do Património Natural da Madeira. Após as conferências decorreu um pequeno debate e por fim a Sessão de Encerramento, seguido de um “Madeira de Honra”, com o patrocínio do Instituto do Vinho, Artesanato e Bordado da Madeira e do Pingo Doce, que forneceram géneros para o mesmo.

A Turma B3 B dos Cursos EFA da Escola Básica 2/3 da Torre – Câmara de Lobos

Sem comentários:

Enviar um comentário