sexta-feira, 11 de março de 2022

Projeto CIA - Mobilidade Job Shadowing , França

Decorreu de 28 de fevereiro a 04 de março uma mobilidade ao abrigo do projeto Erasmus+ Combater a Iliteracia nos Adultos (CIA), proporcionando desta vez uma nova experiência Job Shadowing a um docente dos Cursos de Educação e Formação de Adultos.

A semana de observação decorreu no Collège La Charme em Clermont-Ferrand, França com contactos com diversos intervenientes da educação, desde professores, alunos, pais, membros da direção, conselheiros pedagógicos…

O Balanço foi extremamente positivo, tendo sido reunidas um conjunto de informações e experiências para futura disseminação.

O Collège La Charme encontra-se numa zona marcada pelo desafio da integração social de imigrantes recém-chegados a França. Este colégio multicultural tem alunos de cerca de 20 nacionalidades e diferentes religiões.

Entre outros assuntos, nesta mobilidade foram abordadas questões relativas à literacia e integração dos alunos recém-chegados a França, assim como dos adultos que os acompanham, seus pais e familiares.

No âmbito deste último aspeto, o projeto OEPRE - Ouvrir l'école aux parents pour la réussite des enfants, assume especial importância.  Este projeto que traduzido sognifica “Abrir a Escola aos Pais para o Sucesso das Crianças” (OEPRE) é realizado em parceria entre o Ministério do Interior e o Ministério da Educação Francês. Destina-se a promover a integração de pais de alunos, recém-chegados, imigrantes ou estrangeiros de fora da União Europeia, envolvendo-os nomeadamente na escolarização dos seus filhos. Trata-se de um espaço de aprendizagem para pais estrangeiros recém-chegados em torno do ensino do francês, da descoberta dos valores da República e do funcionamento do sistema escolar.








Sem comentários:

Enviar um comentário