quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Caminhada – Levada do Norte entre o Garachico e o Moledo dos Catos

No passado dia 6 de Novembro de 2010, o grupo dos Cursos EFA – B3B realizou uma visita de estudo no âmbito do seu Tema de Vida: “Defesa e Preservação do Património”, efectuando uma caminhada pela Levada do Norte, entre o sítio do Garachico e o sítio do Moledo dos Gatos.
À hora combinada, junto ao portão da nossa Escola, reunimo-nos com as outras turmas de Nível Básico e de Nível Secundário; o Coordenador dos Cursos, Formador Xavier Dias, e outros Formadores. Assim, pelas nove horas e trinta minutos partimos da Escola no autocarro da Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Por volta das nove e quarenta e cinco, chegámos ao inicio da nossa caminhada. O dia estava resplandecente: o sol brilhava, e a erva verde e fresca do orvalho matinal convidava o nosso olhar para a linha do horizonte, onde céu e mar se unem tal como nós nesta nossa primeira actividade conjunta!
A “Malta” estava toda animada: uns de câmara fotográfica a captar momentos e imagens para a posteridade, outros empenhados em captar todos os movimentos com as suas câmaras de filmar, houve, ainda outros empenhados com sacos preparados para a recolha de todo o lixo que ao longo do percurso foram encontrando. Neste ambiente sereno, parecíamos autênticas crianças quando passámos pelo “furado”, escuro e frio, porém belo com a água da levada caminhando também ela de mansinho, regozijada pela nossa presença.
Vimos belas paisagens; cumprimentámos os agricultores que já se encontravam na lavoura da terra, e caminhando como turistas seguimos rumo ao nosso destino, ansiosos pela “roleta” (espetada regional) que estava reservada para o final…
Quando, por fim, chegados ao sítio do Moledo dos Gatos e fim da caminhada: cansados e esfomeados, no entanto realizados, já nos esperava um braseiro prontinho e os/as formandos/as que neste dia “vestiram o avental” de cozinheiros/as, haviam ultimado os preparativos da ementa, que se encontrava quase pronta. Assim, iniciámos o nosso almoço de confraternização. Rimos, convivemos, comemos a tradicional espetada madeirense, e bebemos (com moderação, claro!) o tradicional vinho com laranjada.
É com um sorriso no olhar de satisfação e alegria pela partilha de todos os momentos, que revivemos esta caminhada realizada com os nossos convidados: Cursos EFA B2; B3A; NS, e, claro, os nossos Formadores, que certamente partilham da nossa mesma opinião. Por fim, pelas quinze e trinta partimos, no autocarro que já nos aguardava, conforme o combinado, de volta à Escola. Esperançosos por novas aventuras!

Formandos do Curso B3B

Sem comentários:

Enviar um comentário